Pensando em promover o desenvolvimento infantil, a Creche Municipal Maria do Socorro Severo investe na parceria com as famílias.

Entre os dias 21 e 24 de maio foram realizados encontros com as famílias. As reuniões aconteceram por turmas, cada uma em horários diferentes.

Em pauta, abordaram os seguintes temas:
•Definição dos papeis da FAMÍLIA, PROFESSORAS e ESCOLA;
•Responsabilidades e obrigações da FAMÍLIA x ESCOLA e a importância de construir um ELO entre ambas;
•Horários de entrada e saída das crianças:
•Frequência;
•Alimentação oferecida pela instituição;
•Proposta pedagógica.As reuniões ocorreram com 90% de frequência e bastante justificativas pelas mães que não puderam comparecer, o que foi avaliado positivamente pela gestora, Izabel Salviano e as professoras que tiveram participação em massa.
“Esses encontros por turmas nos permitiu criar vínculos com as mães e nos otimizar. Foram momentos em que as mães puderam se expressar, tirar dúvidas… se sentirem seguras.” Afirma a professora Fernanda Magalhães.
Com relação a proibição da entrada de alimentos na creche, Izabel Salviano, argumenta:
“A creche oferece duas refeições acompanhadas por nutricionista, o que aparentemente não era dado muita importância pelas mães. Hoje, posso dizer que tivemos um notável avanço, pois as mesmas compreenderam e aceitaram a proibição da entrada de alimentos prejudiciais enviados por elas e se comprometeram em incentivar os filhos a comerem os alimentos que são oferecidos na creche”.
Ainda fazendo uma análise avaliativa dos encontros, Izabel Salviano afirma:
“Eu só tenho a agradecer a equipe de professoras pelo empenho e receptividade com as mães. Reconheço o quanto tem se esforçado em oferecer qualidade no aprendizado dos pequenos. Gostaria de fazer destaque também à secretária Eliana Guedes que tem buscado nos subsidiar para que o nosso trabalho seja excelente e ao prefeito Ricardo Ramos que nos confiou essa missão junto a comunidade Nossa Senhora de Fátima. Continuem nos apoiando. Estamos confiantes”.Foi apresentada às mães a proposta pedagógica da creche e uma breve compreensão do que as DCNEI apontam como eixos estruturantes da Educação Infantil: As interações e as brincadeiras.
“A creche trabalha visando o pleno desenvolvimento infantil. O cuidar e o educar são essenciais no desenvolvimento cognitivo, afetivo, físico e linguístico da criança. Para nós, todas as situações diárias na creche são atos educativos, pois as brincadeiras, os jogos e as atividades buscam a autonomia e a formação da identidade dentro dessa perspectiva do interagir e do brincar uns com os outros. E, a parceria com a família é fundamental nessa conquista”. Afirma Waldineth Maria de Souza (Popular Netinha), psicopedagoga e coordenadora pedagógica da Creche Maria do Socorro Severo.

Fonte: Coordenação da Creche