Foto: Divulgação/ PF Ascom

Cinquenta sacos de maconha pronta para o consumo foram apreendidos nesta quinta-feira (13) pelas polícias Federal, Militar e Civil na Fazenda Pacheco, zona rural de Floresta (PE), Sertão de Itaparica. Segundo a PF, cada saco do entorpecente continha 20,5 kg – totalizando 1,30 toneladas. Toda a droga foi incinerada no local.

Os policiais também encontraram 1 kg de haxixe (droga feita a partir da maconha). A apreensão é resultado da Operação ‘Muçambê’, coordenada pela Polícia Federal. Para camuflar a maconha, os criminosos a revestiram numa lona plástica embaixo de um umbuzeiro. Na ação, ninguém foi preso.

Conforme a PF, as constantes operações policiais de erradicação do entorpecente no Sertão de Pernambuco tem levado traficantes a importar a droga do Paraguai, o que também está sendo monitorado pelo órgão. “Essas ações consecutivas contribuem significativamente para o desabastecimento dos pontos de venda de droga em nosso Estado, como também em outros estados do Nordeste, evitando a escalada da violência através dos assaltos, furtos, roubos, homicídios, assassinatos, acertos de contas, guerra entre facções de traficantes para controle da área para venda de drogas. Geralmente essas ocorrências são resultado e fruto do tráfico de entorpecentes”, avalia o chefe de comunicação social da PF, Giovani Santoro.