O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística realizou levantamento de demarcação que mostrou que o Povoado Juá pertence a Ouricuri-PE. O vilarejo era administrado a muito tempo pela prefeitura de Trindade-PE.vereador de Trindade, Maurício EliasA discussão já se arrastava a décadas e era dúvida pra muitos a qual município pertencia a comunidade, depois de estudos do IBGE solicitando a correção do mapa dos municípios, confirmou que o povoado do Juá é território ouricuriense.Uma parte do Juá contemplava Trindade e com a nova demarcação de terras feita, quando foram nos registros históricos e do advento do GPS (monitoramento por satélite), uma comissão de Ouricuri e Trindade se reuniram e foram ver essa nova demarcação, mostrando que todo o Juá fica realmente dentro do município de Ouricuri.Mayane(Diretora da Escola Municipal)

O IBGE chamou as Prefeituras para identificar que a partir desse ano de 2020, mesmo que a população do Juá fale que lá pertence a Trindade, o próprio GPS identificará que lá pertence a Ouricuri e não a Trindade, ou outro município mais próximo.O prefeito de Ouricuri, Ricardo Ramos, a vice-prefeita Drª Gildevania Melo, os vereadores, Adelucia Clea, Giba, Iran Severo, Ivaldo Jota e Nanias de Santa Rita. O vereador de Trindade, Maurício Elias e o secretário Charles Gerlane (Administração Trindade), os secretários municipais de Ouricuri, Karol Barros(Sec. Assistência Social/Primeira dama), (Eliana Guedes(Educação), Gardielle Andrade(Saúde), Ramildo Ramos(Administração), Ronivon Ferreira(Transporte), Geovania Melo(Finanças), Ideval Alves(Agricultura), e o diretor de obras Edmundo Cavalcante, participaram de uma audiência pública no Sítio Juá, na Escola Municipal Belarmino José da Silva. O encontro com os moradores aconteceu após estudo realizado pelo IBGE confirmar que a comunidade pertence a Ouricuri e não a Trindade.A audiência pública foi realizada a pedido do prefeito Ricardo Ramos junto aos moradores do Juá, para ter o seu primeiro contato com toda comunidade, onde foram elencados os principais problemas da localidade, e o prefeito juntamente com toda sua equipe de governo presente, se comprometeu a fazer um planejamento e, no primeiro momento, priorizar os serviços básicos.Após a reunião, o prefeito, a vice-prefeita, vereadores e secretários, estiveram visitando outras famílias que não puderam participar da reunião, e também andaram por algumas ruas do povoado, observando de perto quais as primeiras prioridades da localidade.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

Ouricuri é um município do estado de Pernambuco, no Brasil. Localizado no sertão pernambucano, ocupa uma área de 2 373,9 km² e representa 2,25% do Estado de Pernambuco. A sede do município tem uma altitude aproximada de 451 metros e coordenadas geográficas de 07°52’57 de latitude sul e 40°04’54 de longitude oeste, distando 620,6 quilômetros da capital. O município possui uma malha rodoviária privilegiada, sendo cortado pelas rodovias BR-316 e BR-122, ocupando posição central e de destaque na Região de Desenvolvimento do Araripe.

Atualmente, Ouricuri abastece pelo menos outras oito cidades da região (composta de 10 municípios) em bens e serviços, sendo sede de importantes instituições governamentaisbancárias e fiscais, e atraindo centenas de pessoas todos os dias. Devido sua localização estratégica na região do Araripe (Ficando aproximadamente 60 km de todos os municípios da Região), Ouricuri é um Polo de desenvolvimento Regional, onde várias empresas se instalam devido a logística da cidade. O município é formado pelos distritos Sede (Ouricuri) e Barra de São Pedro e pelos povoados de Santa Rita, Extrema, Cara Branca, Jacaré, Jatobá, Vidéu, Lopes, Agrovila Nova Esperança, Passagem de Pedras, e agora o Povoa do Juá.

Por Chico César/Fotos Hércules Felix